MICRO CRÉDITO AJUDA PEQUENOS EMPREENDEDORES
Com juros baixos, essa é uma opção para quem possui negócio em comunidades
PÉROLA CIRÍACO
LUCAS LARANJEIRA

Foto: Lucas Laranjeira
Mecânico Donizete fez empréstimo no Banco do Povo e já ganhou até prêmios
Donizete Ferreira da Silva ficou oito anos no exército. Quando saiu da instituição, ainda jovem, começou a arrumar carros na garagem de casa. Com a vocação descoberta, Silva montou uma oficina mecânica no Jardim Lisboa, em Mauá. Mas, diante da dificuldade, a oficina acabou quebrando.
Ao longo da vida o mecânico ficou no vermelho quatro vezes, mas em 2009, uma comerciante vizinha apresentou a ele o microcrédito do Banco do Povo, que havia aberto uma agência em Mauá recentemente. Não sabe o que é isso? Então vamos a uma pausa para o significado de microcrédito.
Micro crédito segundo a professora de Economia da UFABC, Fernanda Cardoso “Microcrédito é uma modalidade de crédito direcionada a um público de mais baixa renda, que por isso têm dificuldades em conseguir créditos tradicionais. Além disso, envolve valores pequenos." Obrigado pelo esclarecimento professora. Qualquer dúvida, perguntamos para a senhora.
De fato, quando Silva pegou seu primeiro empréstimo, o valor foi bem pequeno: de R$ 1 mil. “Comprei óleo de motor, cabo de vela. Depois peguei mais vezes e fui comprando outras coisas.”
Após algumas retiradas, Silva conseguiu estabilizar seu negócio, que atualmente conserta cerca de 12 carros por dia e possui uma cartela de clientes fixos, além de três funcionários que o ajudam. "Se você aplicar certo fica muito fácil de pagar", disse.
Em 2014, o mecânico ganhou o prêmio Citi de melhores microempreendimentos, do Citibank, na categoria de até R$ 360 mil. "Nem estava esperando ganhar. Foi legal, até comprei uma roupinha nova pra ir", contou. Com o dinheiro que ganhou na premiação, Silva ainda investiu a metade em seu negócio e comprou equipamentos mais modernos.
Atualmente, Silva não está participando do crédito solidário devido a um acidente que sofreu, mas ele pretende formar um novo grupo. "Quero ver se faço alguém crescer também."
Mas afinal, quem é esse tal Banco do povo? O que significa formar um grupo? Esse banco é mais uma corporação do mal?
Banco do povo
O Banco do Povo crédito solidário é uma instituição civil sem fins lucrativos que fornece crédito para microempreendedores de baixa renda. Surgiu na década de 1990 em Santo André a partir de uma parceria entre a Prefeitura do município, o Sindicato dos Bancários juntamente com o dos metalúrgicos.
Para emprestar dinheiro é preciso de um grupo de, no mínimo, cinco pessoas, chamado de crédito solidário. Essa medida adotada pelo banco tem como objetivo diminuir a inadimplência, que hoje é quase zero.
O valor máximo de empréstimo é de seis mil reais por pessoa. “Se o cliente for adimplente e sem atraso, ele pode aumentar o valor do crédito”, contou o vice-presidente do conselho do Banco do Povo, Luiz Silvério.
***
Um dos responsáveis pelo empréstimo são os agentes de crédito. Eles fazem visitas na área comercial dos bairros de atuação do banco para divulgar e oferecer crédito. Os interessados passam por uma avaliação para saber se possuem perfil empreendedor.
Tatiane Gonçalves de Jesus é uma das agentes de crédito e possui em sua carteira o mecânico Donizete Ferreira da Silva. “Hoje o dia a dia de um agente de crédito está mais calmo, porque a nossa carteira já está mais estruturada. Então é mais atendimento ao cliente, vir visitar o cliente, além de participar das reuniões de grupo que são feitas na unidade.”
A agente contou que o que leva em consideração na hora de avaliar um cliente para a liberação de crédito é o estoque, estrutura, poder de convencimento, se responde às perguntas de forma clara e objetiva. “O trabalho do agente começa desde a captação do cliente, então divulgar o panfleto até a aprovação do crédito.”
Normalmente as pessoas vão até a unidade em busca de informação. Quando o grupo é formado, entram em contato para agendar uma reunião com o banco. O regulamento da instituição é explicado e, se o grupo está de acordo em cumprir com a política da instituição, eles assinam uma proposta de crédito. Somente após esse processo é feita a visita para a avaliação do comércio e a possibilidade de aprovação do crédito solicitado.
A atual coordenadora operacional do Banco do Povo, Maria Gorete Noles Santana, foi a agente que aprovou o primeiro crédito do Donizete, ainda lá em 2009. “Os próprios clientes é que divulgam o banco. E o Donizete sempre teve potencial porque aqui é uma área onde tem o perfil do microcrédito, porque ele é para o pequeno empreendedor.”
Números
De acordo com Luiz Silvério, o Banco do Povo pega dinheiro emprestado de outras instituições, como o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), bancos privados, bancos internacionais e doações. “Onde tem dinheiro a gente vai atrás. Lá tem quem precisa e quem empresta”, afirmou o vice-presidente.
O banco trabalha com a taxa de 2,9% de juros, enquanto os convencionais praticam valores que ficam em torno de 7%. Para Silvério o Banco do Povo crédito solidário, “é uma iniciativa exitosa para economia local”. As agências estão localizadas em Mauá, Santo André, Diadema, São Mateus, Guaianases, Santa Ângela e Capão Redondo. “O objetivo é desenvolver a economia local. Nossa filosofia é dar microcrédito para o pobre.” Atualmente a instituição possui seis mil clientes.